terça-feira, 22 de julho de 2014

LIXO

Nápoles, Itália. Greve dos lixeiros em 2010.
Lixo é o nome vulgar de resíduos sólidos. A palavra lixo origina-se do latim lix, que significa cinzas ou lixívia. A denominação resíduo sólido, residuu, do latim, significa sobra de determinadas substâncias, e a palavra sólido é incorporada para diferenciá-los de gases e líquidos.

Apesar do termo "lixo" está em desuso no meio técnico-acadêmico, comumente é utilizado pela população. Em trabalhos de educação ambiental com a população, o termo lixo ainda é bastante utilizado, sendo difícil descartá-lo quando se quer alcançar o objetivo de esclarecer sobre os problemas causados pelo "lixo".

Inclusive, a Organização de Saúde (OMS) utiliza o termo e define lixo como qualquer coisa que seu proprietário não quer mais e que não possui valor comercial, sendo descartável pelo mesmo proprietário sem considerar que grande parte dos resíduos ainda possui valor comercial através da reutilização, reciclagem ou sua reutilização como matéria-prima.

Para ampliar seu conhecimento sobre o tema, CLICK na palavra a seguir: RESÍDUOS SÓLIDOS

Fonte:

“Lixo urbano: de problema à possibilidade” 
por Laise Marinho Lima [1] em http://www.webartigos.com/

Dicionário: O Ser Humano e o Meio Ambiente de A a Z.
Anna Maria Brasil e Fátima Santos.

[1] Acadêmica do 4º período de Direito na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog tem caráter informativo e educativo. Qualquer Solicitação de Serviço ou Reclamação, pedimos para que entre em contato com a DLU, via telefone, no número 3361-2177. Obrigado pela atenção e participação.