segunda-feira, 21 de julho de 2014

CHORUME


Chorume é um líquido escuro gerado pela degradação dos resíduos em aterros sanitários. Ele é originário de três diferentes fontes:
  • Da umidade natural do lixo,aumentando no período chuvoso;
  • Da água de constituição da matéria orgânica, que escorre durante o processo de decomposição;
  • Das bactérias existentes no lixo, que expelem enzimas, enzimas essas que dissolvem a matéria orgânica com formação de líquido.

O impacto produzido pelo chorume sobre o meio ambiente está diretamente relacionado com sua fase de decomposição. O chorume de aterro novo, quando recebe boa quantidade de águas pluviais é caracterizado por pH ácido, alta Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5), alto valor de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e diversos compostos potencialmente tóxicos. Com o passar dos anos há uma redução significativa da biodegradabilidade devido a conversão, em gás metano e CO2, de parte dos componentes biodegradáveis. 
Deve-se ressaltar que a composição físico-química do chorume é extremamente variável dependendo de vários fatores que vão desde as condições ambientais locais, tempo de disposição, forma de operação do aterro e até características do próprio despejo. O chorume pode conter altas concentrações de sólidos suspensos, metais pesados, compostos orgânicos originados da degradação de substâncias que facilmente são metabolizadas como carboidratos, proteínas e gorduras. Por apresentar substâncias altamente solúveis, o chorume pode contaminar as águas do subsolo nas proximidades do aterro. 

Lagoa de chorume
A presença do chorume em águas subterrâneas pode ter conseqüências extremamente sérias para o meio ambiente e para a saúde pública por apresentar compostos altamente tóxicos. Devido à movimentação dos lençóis o chorume pode dispersar-se e atingir poços artesianos. O descarte de inúmeros tipos de resíduos, inclusive os classificados como perigosos, em locais destinados para deposição de lixo doméstico tem sido uma prática que tem trazido sérios problemas ambientais:
  • Alterar a qualidade do ar em função das emanações de gases e poeiras;
  • Poluir as águas superficiais e do subsolo pelos líquidos percolados (chorume) e pela migração de gases;
  • Agredir esteticamente o solo devido ao espalhamento do lixo;
  • Atrair diversos vetores causadores de enfermidades, como por exemplo, ratos, moscas, baratas, etc. 

O chorume é bem mais agressivo que esgoto e precisa de um tratamento adequado. O tratamento de chorume é uma medida de proteção ambiental, de manutenção da estabilidade do aterro e uma forma de garantir uma melhor qualidade de vida para a população local.


Texto extraído: III Fórum de Estudos Contábeis 2003
Faculdades Integradas Claretianas – Rio Claro – SP – Brasil
CHORUME, IMPACTOS AMBIENTAIS E POSSIBILIDADES DE TRATAMENTOS
Aline Camillo Serafim; Karim Cazeris Gussakov; Fabiano Silva; Cassiana M. R.
Coneglian; Núbia Natália de Brito; Geraldo Dragoni Sobrinho; Sandro Tonso e Ronaldo Pelegrini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog tem caráter informativo e educativo. Qualquer Solicitação de Serviço ou Reclamação, pedimos para que entre em contato com a DLU, via telefone, no número 3361-2177. Obrigado pela atenção e participação.